Região

Inserida na zona litoral alentejano, tem perto de si inúmeros atractivos turísticos de uma beleza natural salvaguardada pela proximidade da área protegida do litoral alentejano e da costa vicentina que se estende desde a norte de Sines até ao Algarve.O Agroturismo da Amieira localiza-se no concelho de Odemira, o maior concelho do país, atravessado pelo rio Mira, um dos menos poluídos rios de todo o continente europeu. Aqui pode encontrar uma imensa diversidade que constitui o principal atractivo desta região privilegiada, simultaneamente: a planície, a montanha e a serra, o rio, a barragem, o mar, as praias, sendo esta a costa mais preservada da Europa.

PraiasEm pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, Vila Nova de Milfontes é um dos destinos de férias mais procurados da região. As praias são o seu principal atractivo, mas também, e cada vez mais, as límpidas águas do rio Mira que aqui se abre num magnífico estuário.
As praias junto a Vila Nova de Milfontes como a praia das Furnas que dista cerca de 22 Km do monte.A sul de Vila Nova de Milfontes merece destaque a Praia de Almograve e o Cabo Sardão assim como a pequena mas muito bonita vila de Zambujeira do Mar, hoje paragem obrigatória para quem queira provar as sardinhas assadas e deliciar-se com os mexilhões e percebes. Destacamos as praias junto à Zambujeira do Mar (praia do Carvalhal e praia dos Alteirinhos), onde as águas azuis fazem paredes meias com as dunas e a flora típica, defendida e preservada. Distam cerca de 20 Km.

Barragem de Santa Clara
A cerca de 23 Km para o interior, encontra a povoação de Santa Clara, onde se localiza a barragem com o mesmo nome.
Santa Clara-a-Velha é uma pequena povoação rural tipicamente alentejana, com as suas casas caiadas de branco com as características barras azuis, a sua pequena Igreja e a velha fonte do Azinhal onde a água corre sempre fresca. Vale a pena a viagem, por entre montanhas e extensos campos de azinhal onde parece que o tempo parou.
Além de se recomendar uma visita à povoação, pode também apreciar as paisagens que a albufeira lhe proporciona e também usufruir dos desportos náuticos.
A sede de concelho é Odemira, importante centro urbano, tem no rio que a banha o seu ex-libris, o rio Mira, que desagua no estuário de Milfontes.
Perto do Monte encontra também uma outra povoação que vale a pena visitar, S. Teotónio, sede da freguesia do mesmo nome.